História de vida

Uma trajetória de amor, coragem e determinação para vencer!

O Colégio El Shadai foi inaugurado pela mantenedora: Professora Josefa de Jesus Rodrigues Campos, que nasceu e morou em São João da Boa Vista. Sua história de educadora começou precocemente há muitos anos e, hoje, são 44 anos dedicados à Educação, não medindo esforços para formar crianças e jovens.

Josefa estudou em escolas públicas e passou sua adolescência em orfanatos devido aos problemas financeiros e de saúde de seus pais. Foi aí que nasceu sua vocação educacional e os princípios cristãos afloraram, vindos de experiências significativas que desencadearam sentimentos de amor ao próximo, respeito, valorização da vida e a inspiração para ações futuras de formação.


Conheça um pouco mais desta história inspiradora...

No ano de 1968, a Profª Josefa mudou-se para um orfanato na cidade de Santo André e, em 1972, iniciou sua carreira profissional, lecionando em duas escolas além de um importante papel na comunidade. Em 1976, ainda na cidade de Santo André, fundou a sua primeira unidade escolar: “Recanto Infantil Disneylândia”, com todo o esforço e simplicidade de uma educadora guerreira. Três anos depois, o Recanto foi inaugurado como CEI: Cidade dos Meninos. Hoje, Colégio Cidade El Shadai, atendendo os segmentos de Educação Infantil, Fundamental, Médio e Ensino Técnico. Tendo aproximadamente 1.700 alunos.

Sua missão estendeu-se também às origens; como guardava em sua memória o grande amor recebido pela Casa da Criança, em São João da Boa Vista, resolveu voltar onde tudo começou e inaugurou no dia 5 de dezembro de 1998, mais uma unidade escolar do Colégio El Shadai. Ela sempre acreditou em uma Educação de qualidade e de excelência acadêmica, voltada para os Princípios e Valores Ético-Cristãos, embutidos em uma missão institucional que valoriza e é valorizada por uma equipe pedagógica competente.

Josefa fundamenta-se nos pressupostos registrados na Bíblia Sagrada como regra de fé e conduta, acreditando que se os educadores, pais, e a comunidade escolar permanecerem juntos traçando metas, a criança desde sua infância crescerá com equilíbrio e qualidade de vida, desfrutando de uma alegria plena em busca da formação moral. Assim, em suas escolas, implementou, de modo pioneiro, aulas de Educação Cristã na Matriz Curricular, embasadas na Bíblia Sagrada, as quais proporcionam oportunidades para reflexões, partilha de ideias, transformação de condutas e autonomia no desenvolvimento moral, respeitando sempre a crença de cada aluno.

Em parceria com Deus queremos ser um lugar seguro capaz de desenvolver cada pessoa da família.

Blocks

Como em uma construção, aqui vão algumas partes de como construímos esse lugar.


Jesus:

Nós o amamos. Tudo o que construímos em nossa comunidade vem a partir Dele e é para Ele.


Sem punição:

Punir é querer ver a pessoa que nos fez sofrer, sofrendo. A pergunta é: punir gerará mudança ou transformação de comportamento?
Nós acreditamos que punir pessoas só controla a situação e, com certeza, em algum momento aquele comportamento aparecerá novamente.

O caminho ideal é: gerar na pessoa que ofendeu de alguma forma alguém a consciência do que fez, ao ponto de gerar arrependimento – mudando, assim, o comportamento.

Aí então ajudá-la a arrumar a “bagunça" que criou e restaurar os relacionamentos que foram destruídos com sua atitude.
Sempre haverá consequências, a diferença é que a pessoa que errou não passará pela consequência sozinha. Nós caminharemos juntos.

Que bom que aqui todos nós erramos!

Sim, você leu isso mesmo! Aqui é um lugar para errar. Aprendemos muito com os nossos erros e temos a oportunidade de ajudarmos uns aos outros dentro do processo de arrumar a bagunça que fizemos.



Amar a verdade:

Como um lugar seguro, podemos ser verdadeiros sem medo de sermos expostos ou envergonhados.

Por isso optamos por dizer sempre a verdade.

E se alguém tiver medo? Caminhamos com ele até que se sinta seguro ao ponto de entender que esse é o melhor caminho sempre.

Os sete dias:

Já viu quando estamos nervosos ou quando algo sai do controle das pessoas? Normalmente queremos resolver na hora. Mas, na hora apenas punimos pessoas e não damos oportunidade para que elas se arrependam e mudem os comportamentos.

Então, prometemos uma resposta, mas ela só virá depois de sete dias.

Assim ninguém corre o risco de se ofender ainda mais, tendo tempo para se acalmar e buscar colaborar para que a verdade apareça.

Responsabilidade:

Ela é sua. Quantas vezes atribuímos fracassos e atitudes a outras pessoas, coisas ou circunstâncias. Deus nos deu capacidade de sermos 100% responsáveis pelas nossas atitudes, para que as circunstâncias mudem ou cheguem ao estado desejado.

O único lugar de respeito para vítima é em boletim de ocorrência.

Qual é a sua responsabilidade para o que você quer que dê certo? Qual é o primeiro passo (em suas notas, nos relacionamentos, nos sonhos e projetos)?

Quando privamos uma pessoa de ser responsável pelo problema ou situação que ela criou, isso a torna insegura ao ponto de nunca tomar decisões por si só.

Limites:

Limites tem a ver com estabelecer claramente formas e meios de proteger o seu coração e o coração do outro.

É comum em nossa sociedade estabelecermos muros, onde não arriscamos nos relacionarmos com as pessoas pelo medo de vivermos as mesmas situações do passado.

Por isso, os limites, juntamente com um coração saudável, têm a capacidade de nos colocar em relacionamentos que sejam saudáveis para o nosso corpo, alma e espírito.

Honrando e encorajando pessoas:

Nós acreditamos que honrar pessoas é dar o devido valor a elas, inclusive impulsionando-as a descobrirem todas as coisas incríveis que Deus colocou dentro delas.

Nascemos para o sobrenatural:

Cremos no poder de Deus e confiamos que podemos viver isso todos os dias dentro de nossa comunidade. Durante muitos anos, vimos situações de enfermidades e circunstâncias de alunos, pais e pessoas que trabalham aqui em que, na ousadia de se aproximar de Deus, milagres aconteceram.
Nós queremos e viveremos mais disso.

Você enxerga como está a sociedade lá fora? O que você vê?

Pessoas se relacionando de maneira rasa, sem compromisso umas com as outras e muitas vezes correndo atrás daquilo que é passageiro.

Porém, nesse exato momento, milhares de pessoas procuram por ambientes em que um ajuda o outro, em que cada um tem sua identidade e entende que não construímos nada sozinhos.

Agora pare, feche os olhos e imagine. Isso mesmo, imagine. Você está entrando em um lugar em que a sensação é muito boa e existe lá, depois do portão, alguém esperando por você. Essa pessoa é o próprio Deus, Ele e a Sua presença nos convidando a construirmos um lugar, que não é livre de problemas, mas sim onde há pessoas que decidiram ser, em vez de vítimas, parceiros Dele na sua construção.

Imagine uma comunidade saudável, em que pais escolham não apenas a escola para seus filhos, mas um lugar onde, enquanto as crianças estudam, eles, os pais, se desenvolvem como empreendedores, como pais, como marido e esposa, como filhos e filhas de um Deus que é Pai.

Nós somos esse lugar. Nós decidimos isso.

O que estamos fazendo aqui é um convite: E aí? Vamos construir juntos?

Escola
Família
Princípios
Esporte

Excelência no ensino


Alcançamos a excelência quando unimos: Escola, Família, Princípios e o Esporte.

Colégio El Shadai

Seu filho crescendo com equilíbrio